A Inclusão DO DEFICIENTE AUDITIVO NO MERCADO DE TRABALHO

A inclusão de deficientes auditivos no mercado de trabalho é uma árdua tarefa. Isso se deve ao fato da inclusão ainda ser muito lenta no sistema educacional, o que dificulta a educação e a profissionalização. Existe um caminho longo a ser percorrido para que o Brasil atenda adequadamente as demandas desses indivíduos. A Psicóloga de RH Valéria Baião escreveu sobre:
"Para estruturar um processo seletivo de deficiente auditivo é preciso primeiro preparar a Empresa para que se tenha uma cultura inclusiva que valorize a diversidade. Com isso pode-se pensar em consultorias especializadas em treinamentos.
Embora devam ter o conhecimento da Lei das Cotas, as empresas devem ter em mente que é importante avaliar a qualificação do candidato e não se limitar ao preenchimento dessas cotas. Deve-se trabalhar com incentivo e crescimento profissional do colaborador.
Para que ocorra uma adaptação adequada pode-se contar com os setores de Segurança do Trabalho e Tecnologia da informação.
O anúncio deve ser bem elaborado e na descrição incluir à possibilidade do candidato PcD.

Recrutamento

Interno – por meio de quadro de avisos;
Externo – por meio da internet.

Seleção

Ferramentas de trabalho para o processo de análise das qualificações profissionais:
Vídeo explicativo;
Ficha de Inscrição Candidato;
Testes psicológicos;
Redação;
Teste técnico (quando necessário para função).

O candidato PcD irá participar do processo seletivo normalmente com as devidas adaptações. Candidato aprovado será feito a integração onde poderá ser passado um vídeo explicativo com os principais pontos a serem abordados:
  • Apresentação da estrutura da Empresa, organograma;
  • Missão, visão e valores;
  • Manual do Colaborador para que possa ler e entender as normas estabelecidas;
  • Benefícios.
A inclusão poderá ser feita da seguinte forma:

Criar um canal de comunicação direto entre o colaborador e todos da empresa para que possam se comunicar através da escrita - WhatsApp, messenger, e-mail - sendo desnecessário o uso da audição".

Colaboração,
Flávia Rocha.

Comentários