Apresentação


Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos – Agenda 2030 ONU.

Você sabe o que é inclusão? E princípio de equidade?
Quando falamos em inclusão, automaticamente associamos este conceito à educação, assim como, quando falamos de equidade, pensamos em justiça. Mas a verdade é que é muito mais amplo do que isso. Inclusão significa incluir, colocar a par, acolher as pessoas, independentemente de suas características e diferenças. Isso quer dizer que estamos falando de deficiências - físicas e neurais, estamos falando de etnia, classe social, orientação sexual, dogmas religiosos, etc. E para que haja inclusão, independente do contexto (escolar, social, trabalhista), é preciso adaptação, e é aí onde entra o princípio de equidade, que significa igualar as condições de acordo com as diferenças. E a imagem abaixo exemplifica muito bem isso:



Assim é possível que todos sintam-se parte do contexto, se sintam relevantes, porque inclusão está diretamente relacionada à dignidade humana. Muito bem, então agora, podemos falar do papel da Fonoaudiologia na inclusão. A fonoaudiologia é uma ciência que estuda e trata os mais diversos aspectos da comunicação humana e suas alterações.
FONOAUDIOLOGIA é uma profissão da área da saúde que pesquisa, previne, avalia e trata as alterações de voz, fala, linguagem, audição e aprendizagem (Lei 6965/81).
E sua aplicação é vastíssima. Temos fonoaudiólogos trabalhando em hospitais, em escolas, cuidando da audição dos trabalhadores na indústria, da voz daqueles que a usam como instrumento de trabalho (músicos, atores, professores, palestrantes, etc), na terceira idade quando as alterações vocais e auditivas começam a surgir, na primeira infância com os atrasos e/ou dificuldades da fala, e em tantas outras áreas.
Então, agora que você sabe um pouquinho mais, ajude-nos a divulgar esse assunto. Compartilhe nosso blog, siga-nos nas redes sociais e faça parte desse time.

FonoUne,
Cyntia Borges.