A Fonoaudiologia no Combate ao novo coronavírus e a Agenda 2030 | ONU Brasil


SAÚDE E BEM-ESTAR

     Devido ao contexto mundial atual, alguns princípios do “OBJETIVO 3” da Organização das Nações Unidas para 2030 envolvem: a redução da mortalidade global, a erradicação de doenças transmissíveis, a cobertura universal de saúde e o apoio a pesquisas e ao desenvolvimento de vacinas e medicamentos; tornando-se ainda mais desafiadores para a ONU. 

     Entretanto, é notável a dedicação e a coragem de profissionais das mais variadas áreas de saúde frente à pandemia da COVID-19. Neste post, falaremos sobre como se dá a atuação do profissional de Fonoaudiologia na linha de frente do combate ao Novo Coronavírus.



Você sabia que fonoaudiólogos estão na linha de frente no combate à COVID-19?


FonoUne responde: 


     Diante da atual pandemia de Covid-19, os profissionais de Fonoaudiologia que estão integrando as chamadas equipes multidisciplinares, também estão na linha de frente no combate à doença, esta que segue assolando milhares de pessoas ao redor do mundo. O fonoaudiólogo protagoniza-se neste contexto, a partir da sua atuação no ambiente hospitalar, especificamente, em setores de terapia intensiva. Isso porque, são nestes setores em que estão concentrados os pacientes mais graves vítimas da doença e que necessitam de intubação orotraqueal, podendo chegar a até 14 dias entubados, respirando com o auxílio de ventilação mecânica. E no momento em que estes pacientes apresentam uma melhora do seu quadro clínico, são submetidos à extubação, que é a retirada do tubo orotraqueal, e é neste momento em que ocorre a atuação efetiva e direta do fonoaudiólogo devido às possibilidades de distúrbios da deglutição, como a disfagia e a broncoaspiração. 

     O Fonoaudiólogo é o profissional responsável pela avaliação e intervenção fonoaudiológica (consulta, terapias diretas ou indiretas de cognição, motricidade orofacial, deglutição, respiração ou alterações na comunicação nos estágios de tratamento pós intubação orotraqueal). Ademais, juntamente com outros profissionais, exercem um papel fundamental na recuperação e reabilitação destes pacientes a fim de que as sequelas sejam minimizadas e dessa forma, possam retomar às suas devidas funções. 

          Outrossim, é preciso ressaltar que esta atuação dos profissionais da classe nos hospitais faz jus ao uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) que devem ser utilizados corretamente, obedecendo às medidas de precaução padrão para paramentação e desparamentação, conforme as instruções dos órgãos competentes e recomendação do CFFa nº19/2020, a fim de prevenir infecções cruzadas.

          Bem como os demais profissionais de saúde, os fonoaudiólogos estão trabalhando no combate à doença com foco no bem-estar social, excelência e ética! 

Então, agora que você ja conheceu sobre o papel do profissional de fonoaudiologia frente ao Novo Coronavirus, ajude-nos a divulgar este assunto. 

Compartilhe nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo pertinente à Fonoaudiologia! 


DOMINICK PESSANHA
FonoUne


Fontes: 

1) Conselho Federal de Fonoaudiologia - disponível em:      (https://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/index.php/author/jonathan-oliveira/)

2) Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1ª região - disponível em: (http://crefono1.gov.br/o-papel-do-fonoaudiologo-frente-ao-novo-coronavirus/)

3) Objetivo 3 da ONU disponível em: (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/)

Comentários

  1. A ONU não esperava que um novo vírus chegasse tão cedo. E pede ações rápidas como citadas no início do texto. Controlar o número de mortes global por conta do Covid, tem sido um desafio muito grande já que não existe medicamento comprovado para o problema, nem vacina. Há um Grande desafio também pelo fato do vírus ser altamente transmissível.

    ResponderExcluir
  2. Que bacana essa matéria, muito apropriada para o momento! Temos muito o que aprender com isso tudo e grandes desafios pela frente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário