Saúde Auditiva e Alimentação



Seguindo com nosso objetivo de informar o papel da fonoaudiologia, hoje nosso assunto é sobre a boa saúde auditiva e equilíbrio. Todos nós já falamos ou ouvimos algo parecido com “ah, fulano está ficando surdo, é a idade”. É uma máxima popular que já perdura a algumas gerações. E como cada um de nós conhece um idoso que tem algum tipo de perda auditiva significativa, só reforçamos esse pensamento. Mas alguns estudos têm demonstrado que uma boa alimentação durante a vida pode reduzir consideravelmente essas perdas. Isso porque nosso corpo é literalmente uma máquina repleta de complexas peças que funcionam em sincronia e codependência. Há muito tempo os médicos já nos alertam que somos o que comemos, então, não poderia ser diferente com nossos ouvidos. Para se ter uma ideia, duas das doenças mais comuns do século, a diabetes e a hipertensão, têm como comorbidades a perda auditiva e a labirintite. E ambas as doenças são resultantes, entre outras coisas, de uma má alimentação ao longo da vida.

Infelizmente, quando a perda auditiva ocorre, ela não é reversível. Quando os primeiros indícios surgem, após a consulta médica e os exames clínicos, o paciente é encaminhado ao Fonoaudiólogo para fazer um trabalho de reabilitação por meio de terapias para diminuir os danos causados. Quando a surdez aparece, ela vem acompanhada de baixa autoestima, isolamento e muitas vezes, depressão. Ao minimizar os danos, essa pessoa consegue se reinserir numa rotina normal no seu âmbito familiar e social, ou seja, a fonoaudiologia promove a inclusão dessa pessoa em seu meio novamente. E nos casos onde é necessário o uso de próteses (aparelhos auditivos) é o fonoaudiólogo o profissional responsável pelos ajustes e pela adaptação do paciente ao equipamento.

Como em qualquer outra situação relacionada à saúde, a prevenção é sempre o melhor caminho. Então, se cuidem, comam bem, vivam mais e melhor.

Para saber mais, a Revista Saúde Abril postou um artigo que exemplifica quais alimentos são benéficos e quais são maléficos para a saúde dos seus ouvidos – “Como a Alimentação Ajuda a Ouvir Melhor”: https://saude.abril.com.br/alimentacao/como-a-alimentacao-ajuda-a-ouvir-melhor/


Colaboração de Flávia Rocha e Cyntia Grahl Borges.

Comentários

Postar um comentário