A INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NA SALA DE AULA


A escola inclusiva deve abrir espaço para todos, incluindo os que apresentam necessidades especiais, pois eles têm direito à Educação em escola regular. No convívio com todos os alunos, a criança com deficiência deixa de ser “segregada” e sua acolhida pode contribuir muito para a construção de uma visão inclusiva.
É responsabilidade da equipe diretiva garantir que o processo de inclusão flua da melhor maneira e para isso é importante que tenham conhecimento e condições para aplicá-lo no dia a dia da escola. Receber um aluno portador de necessidade especial, para muitos educadores, ainda é difícil. Existem Instituições de Ensino que não dão o mínimo respaldo ao profissional tanto em termos de conhecimento, quanto em termos de recursos materiais. O gestor deve oferecer tempo e espaço para que professores,coordenadores e especialistas possam conversar e tirar dúvidas sobre a integração do aluno com deficiência. Os coordenadores devem estar atentos a possíveis alterações no plano político-pedagógico (PPP) e no currículo para contemplar o atendimento à diversidade e materiais pedagógicos necessários ao atendimento.
Ao meu ver o princípio da inclusão é conscientizar a todos que "ser diferente é normal", que podemos e devemos aprender com essas diferenças. O educador deve propôr atividades que desenvolvam o sentimento de empatia. Também acho importante que as turmas não tenham um número grande de alunos, para que o docente, mesmo que tendo um auxiliar, possa dar a atenção necessária para todos os alunos, seja ele portador ou não de necessidade especial.

Danielle Resino - Psicopedagoga,
Indicação: Flávia Rocha.

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