Limpar o ouvido com cotonete? NÃO!

Cotonetes de algodão parecem inofensivos, mas podem ser perigosos quando usados para limpar as orelhas externas.
Afinal, se o cotonete foi feito para ser usado na limpeza das orelhas, por que não devemos usá-los para essa finalidade? Embora seja um hábito muito comum, limpar as orelhas com cotonete pode trazer sérios riscos e complicações auditivas.
O uso dos cotonetes tem potencial real de causar cortes nos canais auditivos, perfurar os tímpanos e ainda deslocar os ossos auditivos.
Como consequência as pessoas podem ter perda de audição, tontura ou outras lesões nos canais auditivos.
Ao invés de promover a limpeza, o cotonete pode empurrar a cera para dentro da orelha e junto com ela, fungos e micróbios que deveriam ficar de fora podendo causar dor e infecções.
Além disso, empurrar a cera para dentro da orelha pode também bloquear o canal auditivo, levando à perda auditiva de condução, ou, se empurrar ainda mais fundo, pode levar a ruptura do tímpano, o que é extremamente doloroso.
Uma dica básica é limpar as orelhas somente com o dedo e uma toalha úmida após o banho. Essa limpeza só se faz necessária pela área externa da orelha.
Especialistas ressaltam que não há necessidade do uso do cotonete para limpeza das orelhas porque elas se “higienizam” naturalmente, pois a cera tem como função manter o canal auditivo limpo, lubrificado e livre de bactérias.

Gabriela Marques.

Comentários