Fones de Ouvido e os Problemas de Audição

Os fones de ouvidos são parte essencial para escutar uma boa música, com volume no máximo... Será? Atualmente é difícil não ver pelo menos uma dezena de pessoas utilizando fones de ouvido, sejam adolescentes, adultos ou idosos e em qualquer lugar. Isso acabou se tornando um costume e o problema de utilizar esse objeto para fugir dos barulhos das ruas com o volume no máximo é a possibilidade de provocar algum tipo de perda auditiva e até mesmo a surdez.
A audição pode ser lesada se a intensidade sonora for acima de 120 decibéis, e por períodos longos de exposição acima de 85 decibéis (geralmente a lesão é bilateral). Ou seja, os danos auditivos surgem quando se ouve música em um grau de 85 decibéis por cerca de duas horas e se caso for aumentados 5 decibéis o número de horas é reduzido para uma hora diária.
A queixa mais frequente nos jovens são os zumbidos nos ouvidos e esse sintoma é bem comum em pessoas com um grau de perda auditiva. Ele é o primeiro sinal de que algo está errado em quem usa fones de ouvidos de forma incorreta em qualquer situação: na TV, para jogos eletrônicos, Internet, celular ou ouvir música. Quando o zumbido persistente aparece ele caracteriza o início do processo de perda.
Existe um efeito cumulativo da perda da audição, esse processo vai ser desenrolando durante a vida do jovem e não é nesse primeiro momento que geralmente acontece a surdez mas sim, um pouco mais pra frente, de forma precoce. A perda auditiva que afeta os idosos e que é natural do envelhecimento  vai chegar mais cedo para o jovem que não se cuida e acha que não tem problema o uso incorreto dos fones de ouvido.
Em uma sociedade onde TV, rádio, aparelhos de som, jogos eletrônicos,IPOD, celulares, os fones de ouvido acabam fazendo parte do dia a dia de todos e o nível de barulho em nossas casas e cidades acaba tendo um impacto também considerável. Outras situações de exposição sonora demasiada, como a participação em shows e ambientes profissionais com muito barulho, também trazem danos.
Segundo estudos da Organização Mundial de saúde (OMS), o uso de fones de ouvido em volume alto por mais de 90 minutos por dia aumenta o risco da pessoa desenvolver zumbido ou perda auditiva dentro dos próximos cinco anos. Se o indivíduo utilizar os fones de ouvido na potência máxima, aumentam para 70% os riscos.
A dica de Luis Carlos Saldanha, otorrinolaringologista do HED (Hospital Ernesto Dornelles, Porto Alegre/RS) é utilizar a regra ‘’60/60’’, ou seja, não ultrapassar 60% da intensidade do aparelho e não utilizá-lo por mais de 60 minutos.

Gabriela Marques

Comentários