Fonoaudiologia Educacional – Alfabetização em foco

Enfrentamos um problema grande em nosso país em relação ao déficit de aprendizagem, mais especificamente na alfabetização, que é a base para todo o processo de ensino. Os índices que medem a qualidade escolar dos estudantes estão estagnados ou em queda. O analfabetismo funcional, entre os jovens, segundo os dados do PISA de 2015, 51% dos alunos não possui o conhecimento mínimo necessário para interpretar informações e integrar contextos. Nesse cenário, entendemos que a Fonoaudiologia, focada na aprendizagem, deve ser usada como uma ferramenta facilitadora e norteadora para o processo de assimilação da linguagem, além de organizar, instruir e tutorar os pedagogos, a fim de motivá-los para que se aplique a teoria na prática e, finalmente, diminuamos esse problema que a educação perpassa.
A união das áreas fará total diferença nesse contexto. A contribuição que a Fonoaudiologia deve dar a Educação é combater atuações que, ao individualizar a natureza social da relação conflituosa que é estabelecida com a linguagem, só contribuem para aprisionar os sujeitos nessa relação (GENTIL, 2016, p. 235).
Para que o processo da alfabetização aconteça de forma eficiente, é necessário estimular a linguagem oral e desde cedo “apresentar” a leitura como algo prazeroso, assim, no momento oportuno, de acordo com a maturidade, acontecerá de forma mais natural e o letramento logo em seguida. É importante destacar que o processo de alfabetização não se dá por meio de junções de sílabas, formando assim as palavras, existe a necessidade de habilidades metafonológicas, a associação de sons, rimas, memória auditiva que possibilitará um melhor desempenho. Portanto, uma mudança de paradigma, aliando a Fonoaudiologia à Educação Básica é vital para uma melhoria de rendimento escolar, e isso irá influenciar não só na alfabetização, mas em todas as etapas de ensino e aprendizagem no decorrer da vida do indivíduo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA GENTIL, M. Contribuição à crítica do trabalho da fonoaudiologia educacional à luz da concepção histórico-cultural da linguagem: Diante do crescente processo de medicalização 143 e patologização da educação, que fazer? Tese de Doutorado. Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, 2016.

Nathane Almeida.

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