Como o Fonoaudiólogo contribui para o acompanhamento Psicopedagógico


Os problemas de fala e de audição costumam trazer consequências graves, podendo afetar
desde a alfabetização até a adaptação social de crianças, adolescentes, adultos e idosos no meio em que vivem.

As crianças com dificuldades na linguagem oral e escrita, podem apresentar não só problemas biológicos, mas também problemas emocionais, trazendo consequências negativas ao processo de aprendizagem. A partir do momento que se observa o problema, a família não sabe a quem recorrer para o tratamento adequado, e acabam buscando ajuda de profissionais que não conseguem detectar as causas.

No sentido de cooperar com a Psicopedagogia, o Fonoaudiólogo pode auxiliar nesse processo. Pois a Fonoaudiologia é aplicada com o objetivo de atender e reabilitar pessoas, cuidando do seu bem-estar, empregando todos os recursos disponíveis. Podemos citar o exemplo no ambiente escolar, onde se torna essencial o trabalho fonoaudiológico com disléxicos, hiperativos e outros transtornos que impedem o aluno de se comunicar satisfatoriamente.

Na escola a Fonoaudiologia junto à Equipe Pedagógica passa a atender às demandas e necessidades individuais dos alunos, juntamente com a Psicopedagogia que possui como base, conteúdos psicológicos e pedagógicos.

A Psicopedagogia necessita também da contribuição de outras áreas, principalmente quando um aluno apresenta problemas linguísticos e de audição. Nesse sentido, a Fonoaudiologia, visa a melhoria da compreensão do processo de aprendizagem e os seus efeitos no desenvolvimento da criança.

Edna Figueredo,
Professora, Pedagoga e Psicopedagoga Institucional e Clínica.
Atendimento à crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Indicação: Laura Ferreira.

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