Fonoaudiologia nas Disfunções de Deglutição

Diversos são os fatores que podem determinar o surgimento da fraqueza muscular, não apenas para os músculos esqueléticos corporais, mas também para os músculos responsáveis pela deglutição. Essa fraqueza muscular pode ser acometida com perda de tônus pela senilidade, mas também por alterações neurológicas, como doenças como a esclerose lateral amiotrófica, os acidentes vasculares, etc. Essa fraqueza pode afetar a musculatura responsável pela mastigação, deglutição, voz e fala, gerando quadros de disfagia, disfonia e disartria.
A terapia fonoaudiológica no caso da disfagia é fundamental e envolve informações e estratégias  que visam realizar uma série de exercícios que objetivam a melhora do tônus muscular, a precisão e a funcionalidade das partes moles envolvidas no processo da deglutição e a estimulação das vias aferentes para desenvolvimento de um reflexo eficaz da deglutição, além de exercícios respiratórios, técnicas que aumentam a propriocepção, alterações posturais e manobras de deglutição; além da escolha dos alimentos e a determinação de sua consistência.
Quando ocorre o comprometimento dessa musculatura, isso representa um risco ao paciente, podendo trazer complicações alimentares e respiratórias. Diversos são os sintomas apresentados que podem determinar sinais, onde demonstra a necessidade de procurar um profissional fonoaudiólogo para avaliação e tratamento, tais como: náuseas e vômitos, recusa alimentar, irritabilidade durante a alimentação, escape oral, regurgitação nasal, tosse durante a alimentação, engasgos, dificuldade ao deglutir , cansaço para mastigar,  sensação de alimento parado na boca, dificuldade de sincronizar a respiração com a deglutição, etc. A dificuldade nesse sincronismo pode favorecer o não fechamento da epiglote, que é uma cartilagem da laringe e com isso os alimentos, salivas entra para a traqueia e pulmão, gerando quadros de obstrução das vias aéreas, além de infecções das vias respiratórias.
A comunicação também poderá ficar comprometidas com redução da capacidade de entendimento, distorção de fonemas, coordenação da respiração e fala, dentre outros fatores. Durante a terapia fonoaudiológica, o profissional disponibilizará ao paciente técnicas que melhorem a sua produção fonoarticulatória, além de exercícios para fortalecimento da musculatura e facilitar o processo de deglutição, reduzindo a possibilidade de riscos proveniente de uma deglutição. Caso tenha necessidade não hesite de procurar um profissional fonoaudiólogo.

Sonia Pabst

Comentários